decisões na incerteza
fechar portas, crise de 2008, dicas para tomar decisões, ser mãe and more
fyw (for your week)
Bom dia quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Xodós, eu não sei como vocês são, mas eu sou muito 8 ou 80 😮💨: ou decido algo muito rápido, ou demoro para prosseguir e quero ter todas as peças para montar o quebra-cabeça 🧩.
Mas já pensaram que, na maioria dos casos, não temos todas as informações para decidir nada 👎 e mesmo assim a vida continua? Ela passa por cima da gente se deixarmos os problemas para depois (e geralmente os problemas se tornam ainda maiores). Let’s get started.
“Às vezes, o único meio de transporte disponível é um salto no escuro”.
Margaret Shepherd
já parou pra pensar
decisões na incerteza
É difícil andar para frente sem saber onde estamos pisando 🛣️. Ainda mais complicado dizer sim a um trabalho, relação ou experiência sem saber o que nos espera na linha de chegada.
Mas a vida anda na incerteza 🤨. Na verdade, ela pisa em nós se ficarmos paradas.
É duro ouvir isso, Xodó, eu sei: como a controladora que sou, gosto de ter certeza de tudo antes de continuar ➡️. Porém, mesmo com esse traço de personalidade, aprendi a abraçar os riscos 🌟, e quero te explicar como faz isso. Quem sabe te ajude!
E se você quer saber sobre a diferença entre escolhas e decisões, aqui está outro texto que escrevi: here 🔹!
por que não conseguimos nos decidir no risco?
Let’s talk about history 📗? Mas dessa vez:
Crise de 2008 💶
A crise de 2008 foi uma explosão de situações caóticas nos EUA 🇺🇸: a fim de estimular o mercado imobiliário 🏠 - e lucrar com o empréstimo de dinheiro - os bancos passaram a emprestar dinheiro aos estadunidenses a juros (aquela mesma taxa que você paga quando divide uma comprinha) bem baixos. Porém, pensem comigo:
Nessa de “dar dinheiro” sem nem olhar para quem 🥸: as pessoas passaram a não conseguir pagar de volta aos bancos. Somando a isso, muitas abandonaram os seus imóveis pela desconfiança no mercado 😤.
A junção foi que os preços das casas não aumentaram como desejado - e sim caíram, assim como a economia americana 💳, que explodiu (por isso todos dizem “explosão da bomba imobiliária”) e fez grande parte do mundo travar.
Getting to our point: nesse momento, nenhum dos bancos calculou os riscos dessas operações 👎, gerando essa grande consequência. Which make us think: ignorar o risco não é uma boa ideia e getting freezed diante dele muito menos ➖.
quais são os tipos de decisão?
Essa pergunta é kinda tricky: não existe apenas uma linha de frente de pensamento 💭. Mas para ajudar a gente, vou usar de referência David Tuckett, professor da College London e especialista em mercado financeiro 💰 - that’s why a crise de 2008 como exemplo.
Segundo ele, temos a decisão em estado dividido ➗, na qual ignoramos os riscos e tomamos um caminho - o que geralmente nos leva a falhar; e o estado integrado 🤲, em que consideramos cenários diante dos riscos e entendemos que, possivelmente - teremos que remodelar o caminho conforme o momento.
O último deveria ser o nosso maior guia 🗺️, já que grande parte das vezes teremos que decidir sem ter todas as respostas e sem saber exatamente o que nos espera lá na frente.
você precisa fechar a porta, ou só precisa abri-lá, para sair do lugar
Lembra que falei que iria ensinar vocês sobre como tomo certas decisões 🫵, chegou a hora: vou mostrar 4 coisas que levo sempre em consideração!
Primeiro, saindo do nosso step by step 🚶♀️ que é analisar o cenário, pensar no pior, no “mediano” e no melhor, gosto de lembrar que:
1) As oportunidades não caem sem motivo no seu colo 😚.
Se você recebe uma proposta de emprego, ou quer se jogar para conhecer aquela pessoa ou viajar para o destino que sempre sonhou, mas teme a incerteza, pense nisso. Não tem nada que chega a você que você, Xodó, não daria conta 🥳.
2) Melhor criar memórias do que imaginá-las 🤔.
Eu sou a maior fã do se arrepender de ter feito do que com sonhar constantemente com “o que poderia ter sido” 😎.
Isso porque acho pior viver com a curiosidade e mergulhar na imaginação do que lidar com um arrependimento que pode virar uma memória engraçada 😆 - me apego muito à ideia de que os idosos sempre relembram coisas que gostariam de ter feito e não fizeram.
3) Tudo é válido, inclusive o fracasso 😰.
Tenho uma amiga que só toma decisões na completa certeza, mesmo estando infeliz no emprego ou na relação que vive. Sempre digo a ela: fracassar e voltar atrás também é válido, nada na vida é descartável 🧐. Então se você tem medo de cair, porém, sente no seu coração que deve seguir aquele caminho, vá e tente.
4) Novas portas se abrem só quando outras se fecham 🚪.
Clichês são clichês por carregarem verdade: mais de uma pessoa percebeu que acontece. Tem momentos, Xodó, que você não quer pular fora de algo para testar o novo: quer poder fazer os dois 2️⃣.
Só que, vêm cá: a vida não vai te presentear com novas oportunidades nessa situação, não dá para ter acesso aobest of both worlds 🤔. Então agarra o novo e solta o antigo, não espera a oportunidade que você realmente quer passar.
para aquecer a cabeça: trend do momento
você quer ser mãe?
Você quer ser mãe? Chega um momento das nossas vidas que todas nós recebemos essa fatídica pergunta 🙋♀️. Sendo o seu maior sonho, um possível desejo ou um completo não, aqui não estamos em um lugar de julgamento, e sim de reflexão.
Porque algo que antes era um “grande sonho” - ou apenas a ÚNICA opção conhecida e imposta - hoje tem sido cada vez menor? 🤔
Hoje, ser mãe é visto também como uma profissão que, infelizmente, é pouco valorizada 🤰: mulheres têm que decidir entre jornada dupla ou única, enquanto para os homens, a carreira é a única decisão a ser tomada 🧳. Sabemos que para nós os impactos são sempre maiores e, por isso, há muito a ser colocado na balança.
Faz sentido cogitamos as consequências dessa escolha, já que hoje, ainda bem, temos outros caminhos a serem seguidos que podem nos preencher ↔️! O importante é:
Você seguir aquilo que o seu coração mandar 💖. Não tem certo ou errado! Lembre-se de realizar sonhos que são seus e não dos outros, ok?
cotw: challenge of the week
Tomar aquela decisão que está te travando e tirando seu sono: em geral, sabemos a resposta e o que devemos fazer, mas temos medo 😨.
O desafio é afastar esse medo 🤩. Say goodbye to the chaos and move on.
E se quiser conversar, here is nosso espaço seguro 🙂:
para lembrar: palavra da semana
Tomar a frente 🔛. Da sua vida, dos problemas e do grande tchau às decisões.
Um abraço apertado,
Stay you!